Com a pandemia do Covid-19, a solução para manter em funcionamento empresas de variados segmentos é a adoção do home office. E fazer a implementação com eficiência é essencial. Home office: saiba como adaptar seus funcionários nesse processo.

Proporcionar o suporte necessário aos funcionários, manter uma rotina estabelecida e muitas outras questões auxiliam no êxito desse tipo de trabalho. Por isso, é essencial estar atento para que o home office seja realmente produtivo à empresa.

Adaptação orientada

Os funcionários que não estavam habituados com a rotina home office precisam ser orientados com clareza para que a nova rotina seja estabelecida dentro das necessidades da empresa.

Para isso, uma das principais etapas é a fixação de um meio de comunicação eficiente, pois é através dele que as orientações diárias ou semanais serão transmitidas.

Se o colaborador tiver um canal aberto de comunicação com seus supervisores, o processo de adaptação será mais fácil. Isso porque a comunicação é essencial para a compreensão dos novos desafios.

Muitos tipos de canais podem ser utilizados para que essa comunicação exista, como:

• Skype;

• Google Hangouts;

• WhatsApp;

• Zoom;

• Slack.

A escolha pode ser feita em conjunto com a equipe de profissionais para que a adaptação seja ainda mais facilitada, pois tudo que já é do conhecimento da equipe e puder ser utilizado, irá auxiliar na fase de adaptação do home office.

Depois de decidido qual a forma como a comunicação será mantida é importante decidir a estratégia. No caso de home office é preferível optar por videochamadas para realizar reuniões e manter uma rotina estabelecida de encontros virtuais.

Isso auxilia no processo de adaptação e proporciona a orientação necessária para que os funcionários estabeleçam a rotina de trabalho de forma organizada e produtiva.

Tecnologia adequada

Se a empresa vai implementar o sistema home office com seus funcionários, é indispensável que o mínimo de condições de trabalho seja fornecido.

Garantir uma estrutura tecnológica com equipamentos adequados e com boa conexão de internet, são requisitos essenciais para que a adaptação do trabalho no novo ambiente seja concluída.

Para que a equipe de profissionais possa se adaptar de forma rápida, como é o necessário nesse cenário mundial, os gestores e lideranças precisam focar a atenção nas possíveis dificuldades que os funcionários possam apresentar.

Isso significa antever o problema e já providenciar uma solução, como a instalação de uma rede de internet apropriada, por exemplo.

Controle da rotina

Outro fator que auxilia no processo de adaptação dos funcionários no estilo home office é a definição dos horários de expediente, com controle do ponto ou marcação do início e final do dia.

Uma boa alternativa para essa questão é implementar pequenas reuniões pelos canais de comunicação escolhidos, tanto no início do dia, quanto no final.

Com isso, os funcionários conseguem visualizar o expediente como um ciclo, assim como era quando o trabalho era feito diretamente na empresa. Isso torna a adaptação mais ágil e eficiente.

Quer saber mais sobre home office e outros assuntos importantes desse momento em que estamos enfrentando? Então acesso nosso site, entre em contato através do nosso e-mail ao final da página e descubra as melhores dicas!