A folha de pagamento é um importante instrumento para empresas e funcionários, pois assegura que os pagamentos de salário, bônus e premiações estão sendo realizados corretamente e em dia.

Por isso, otimizá-la é fundamental para garantir uma gestão de recursos humanos eficiente, bem como do setor financeiro. A seguir, conheça quatro motivos pelos quais deve otimizar essa ferramenta!

1. Ajuda a evitar erros

Independentemente do porte de sua empresa, ou seja, se ela tem 10, 100 ou 1000 funcionários, elaborar uma folha de pagamento exige dupla atenção. Qualquer deslize por parte de quem elabora esse instrumento todo mês, pode fazer com que a empresa enfrente batalhas judiciais que podem comprometer a sua saúde financeira, bem como sua imagem.

Ainda que a marca se retrate e corrija erros como omissão, salário calculado de forma incorreta ou esqueça de colocar qualquer outro dado que seja obrigado pela lei, ninguém pode evitar que o funcionário entre com uma ação na justiça.

Assim, é muito importante que a marca desenvolva a folha de pagamento com o máximo de cuidado e atenção, para que erros sejam evitados.

Hoje, existem tecnologias que facilitam e garantem maior segurança a esse processo. Um exemplo são os pontos eletrônicos. Eles permitem que a organização tome conhecimento dos horários e dias trabalhados pelos seus colaboradores. Com base nisso, pode garantir maior assertividade na hora de calcular a folha.

2. Folha de pagamento e legislação trabalhista

Outro motivo pelo qual deve otimizar o processo de construção de uma folha de pagamento é o fato de que as tecnologias hoje existentes são elaboradas exatamente para garantir que ela seja desenvolvida em consonância com a legislação trabalhista.

São soluções que contam com uma estrutura preestabelecida, ou seja, que estão alinhadas com as principais exigências das leis trabalhistas, facilitando assim a construção da folha de pagamento.

3. Agilidade no pagamento

O dia do pagamento do salário e de outros benefícios é um dos momentos mais esperados pelos funcionários, por diversos motivos.
Entre eles, podemos destacar que utilizam os seus ganhos mensais para arcar com suas obrigações de casa, como o pagamento da água, luz, aluguel, internet, entre outros.

Quando o salário atrasa, ficam preocupados, porque, muitas vezes, terão que pagar juros de mora e multa, corroendo assim os seus salários.

Para garantir que não se chegue a esse ponto, a melhor solução é otimizar a folha de pagamento, pois isso pode agilizá-la e fazer com que os funcionários recebem seu salário em dia e fique, assim, satisfeitos.

4. Reduz custos

A otimização da folha de pagamento contribui para a redução de custos. Isso porque pode, a depender da solução tecnológica adotada, dispensar recursos humanos, diminuindo assim os gastos com mão de obra manual.

A tecnologia desburocratiza processos e os tornam mais eficientes, produtivos e menos custosos.

Otimizar a folha de pagamento é, hoje, uma solução essencial para a marca que deseja não só eficiência e produtividade operacional, mas, sobretudo, prevenir erros que possam prejudicá-la.

Já que está por aqui, por que não aproveita e acessa nosso site para conhecer as nossas soluções? Faça isso e modernize o seu negócio!