A contabilidade é importante para os negócios como uma maneira de documentar a atividade financeira e aprender com os números. Sua empresa precisa de contabilidade básica para relatar a renda nas declarações de impostos e acompanhar os fluxos que entram e saem de suas contas bancárias.

Mas as informações contábeis também fornecem informações valiosas sobre as operações, mostrando tendências e oportunidades que podem ajudar a tornar sua empresa mais lucrativa.

No entanto, se você tiver a motivação e o interesse, poderá levar seus processos contábeis a um nível totalmente diferente e usá-los para criar uma empresa mais inteligente e financeiramente viável.

No artigo a seguir, você conhecerá mais sobre a contabilidade empresarial e entenderá como ela pode fazer a diferença para os resultados da sua empresa.

E então, vamos lá?

Importância da Contabilidade Empresarial

Contabilidade é uma atividade de serviço. É importante, pois fornece informações quantitativas de natureza financeira para vários interessados, que devem ser usados para tomar de decisões econômicas.

Essas partes interessadas incluem investidores, a administração do negócio, governo, fornecedores, financiadores, reguladores, entre outros. A contabilidade empresarial ajuda a tomar uma série de decisões financeiras de curto e longo prazo que permitem que uma empresa cresce e aumente seu impacto no mercado.

As três principais ferramentas da contabilidade empresarial são as seguintes:

• Demonstração de resultados – Mostra o lucro líquido gerado / prejuízo líquido incorrido por uma empresa durante um determinado período contábil.

• Balanço ou demonstração da posição financeira – A demonstração do balanço mostra a posição financeira de uma empresa em uma data específica. O saldo final de vários ativos e passivos são reportados no balanço patrimonial. O excedente de ativos sobre passivos é o capital.

• Demonstração do Fluxo de Caixa – Demonstração do Fluxo de Caixa mostra como mudanças no balanço patrimonial e na demonstração de resultados afetam o caixa e as variáveis do caixa. Basicamente, o fluxo de caixa mostra entradas e saídas de caixa entre as atividades operacionais, de investimento e financeiras de uma empresa.

Essas três declarações, quando combinadas, formam as demonstrações financeiras elementares da contabilidade empresarial.

A contabilidade adequada é importante para qualquer empresa porque ajuda…

…na avaliação do desempenho dos negócios.

Como discutido anteriormente, os registros contábeis refletem os resultados das operações, bem como a demonstração da posição financeira. Também são calculados vários índices de contas patrimoniais, além dos lucros e perdas, que ajudam as partes interessadas a terem uma noção completa sobre o desempenho de uma entidade.

…a gerenciar e monitorar o fluxo de caixa.

O capital de giro e a necessidade de gerenciar o caixa de uma empresa podem ser devidamente atendidos por um serviço contábil adequado.

…a criar orçamento e projeções futuras.

Os dados contábeis ajudam uma empresa a preparar o orçamento e a previsão para um período futuro. As tendências de negócios são projetadas com base em dados produzidos pelo sistema contábil.

Balanço final

Podemos concluir que a contabilidade não apenas ajuda uma empresa a conduzir suas atividades do dia-a-dia sem problemas, mas também ajuda em seu crescimento futuro.

Ao mesmo tempo, demonstrações financeiras produzidas por vários sistemas contábeis são usadas pelas partes interessadas para tomar decisões econômicas. As práticas adequadas de relatórios e contabilidade ajudam a manter a confiança dos investidores e também trazem crescimento econômico.

Viu só como a contabilidade empresarial é imprescindível para o sucesso dos negócios? E, se você deseja ir um passo além, acesse o nosso site no link a seguir e entre em contato para conhecer nossas soluções em holerite, folha de ponto e recibo de férias 100% online!