Um conceito tão familiar e ao mesmo tempo estranho no ambiente de trabalho. Pode parecer contraditório, mas vamos explicar: estamos falando do famoso holerite, ou contracheque, uma das tantas variações que este nome sofre.

Provavelmente todos nós em algum momento já precisamos solicitar um holerite junto ao RH, mas muita gente sequer compreende o que é este conceito e muito menos a sua importância. É para sanar estas dúvidas que nós vamos te mostrar porque o holerite é um documento tão importante para a gestão das empresas.

Basicamente, o holerite é um demonstrativo impresso que comprova o pagamento mensal de cada funcionário e fornece detalhes sobre os recebimentos.

Esta folhinha impressa normalmente contém o nome e o CNPJ da empresa, o nome, o CPF e o cargo do colaborador, além do mês referente àquela folha de pagamento e o mais importante: o valor do salário bruto e as suas deduções (INSS, plano de saúde, vale transporte, entre outras opções).

Uma curiosidade: o termo holerite deriva do nome do empresário norte-americano Herman Hollerith, que no final do século 19 criou um sistema de registro que usava cartões perfurados para controle da folha de ponto dos trabalhadores.

A importância do holerite

O holerite é um documento de controle importantíssimo tanto para empresa quanto para os colaboradores. Aos funcionários, o contracheque assume primeiramente uma importância didática: é a partir dali que ele terá ciência do que é descontado de seu salário, da razão destes descontos e se a empresa realmente está cumprindo as obrigações do contrato firmado.

Não menos importante, este documento também serve como um comprovante de renda em diversas situações onde isto é exigido, como na abertura de uma conta em banco, crediários e financiamentos, empréstimos, entre outras situações.

Para o empregador, o documento também garante segurança jurídica. Afinal, é a partir deste demonstrativo mensal que a empresa pode comprovar que está cumprindo suas obrigações fiscais e trabalhistas.

Isto será imprescindível quando a empresa precisar de respaldo para contestar um processo judicial, por exemplo. Não à toa, o holerite sempre é emitido em duas vias: uma para o empregador e outra para a empresa.

Elaboração do holerite

Há situações, especialmente nas micro e pequenas empresas, onde não há um departamento específico de Recursos Humanos. De toda forma, é preciso manter funcionários que entendam desta rotina, pois a elaboração de um holerite é um tanto complexa e exige expertise, sobretudo em relação aos dados compulsórios.

Normalmente, o holerite é emitido pelas empresas a partir da folha de pagamento, onde todas as informações dos funcionários são registradas – essas informações costumam ser padronizadas, a não ser que haja uma mudança no salário ou qualquer outra alteração eventual.

Holerite online

Os holerites que antes só eram emitidos em papel agora também podem ser gerados online, garantindo redução de custos com papel, sustentabilidade e segurança da informação.

Agora que você entendeu a importância do holerite para o seu negócio, visite o nosso site e saiba mais! E se você está interessado em aderir a distribuição de holerites online na sua empresa, entre em contato conosco pelo nosso e-mail!